amante-de-vinho

Amante de vinhos? Confira as temperaturas para cada vinho em sua adega

A principal razão que um amante de vinho adquire uma adega climatizada é para manter os seus vinhos na temperatura correta, a fim de manter sua tenacidade, seu corpo e seu sabor. Mas com tantos tipos de vinho, como saber qual a temperatura cada tipo de vinho deve ser mantido? A gente já vai te contar! Anote e deixe ao lado da sua adega climatizada, então não terá como errar!

Os amantes de vinho com certeza já passaram por uma situação que, ao degustar um vinho pela segunda vez, gostaram mais ou menos do que a primeira vez que experimentaram. Isso se dá por fatores como tamanho da taça e temperatura do vinho. Há diferentes vinhos (tinto, brancos, espumantes), de diferentes uvas (cabernet sauvignon, merlot, chardonnay). E vinhos diferentes devem ser mantidos e servidos em temperaturas diferentes. Isso é essencial para apreciar um vinho ao máximo que ele pode oferecer.

Sempre abaixo de 20ºC

Para começar, nenhum vinho deve ser mantido ou servido em temperatura acima de 20ºC. Não importa a uva ou a cor do vinho, essa temperatura irá acelerar a evaporação do álcool. Então, primeira dica: Deixe sua adega climatizada sempre em temperatura abaixo de 20ºC.

abaixo-de-20

Vinhos brancos e espumantes

Os vinhos brancos, espumantes, rosés e vinho verde, como Sauvignon Blanc, Riesling e Chardonnay, devem ser mantidos na adega em temperaturas baixas, entre 4ºC e 12ºC. Essas temperaturas conservam as prioridades do espumante e evitam um forte sabor de álcool no vinho branco. Para servir, os espumantes e vinhos brancos mais doces devem estar entre 6ºC e 8ºC. Os brancos suaves, vinhos verdes e espumantes rosés devem ser servidos de 8ºC a 10ºC. Enquanto vinhos brancos mais secos e vinhos rosados devem ser servidos a uma temperatura de 10ºC a 12ºC.

vinho-branco-temperatura

Vinhos tintos leves

Vinhos tintos mais leves, como Zinfandel, e vinhos rosados estão em uma linha intermediária e devem ser mantidos em temperaturas de 12ºC a 15ºC. Então, para os vinhos tintos segue a lógica de que quanto mais leve for, menor a temperatura que ele deve ser mantido.

vinho-tinto-leve-temperatura

Vinhos tintos

Vinhos tintos são mais ácidos e ricos em taninos, fatores que deixam o vinho sem sabor se estão em baixas temperaturas. Por isso vinhos tintos devem ser mantidos em uma adega climatizada entre 16ºC e 18ºC. Exemplos: Zinfandel e Pinot Noir.

Vinhos tintos encorpados

Vinhos tintos mais encorpados são mais ácidos, por isso precisam ser mantidos a uma temperatura na faixa de 18ºCvi hos tintos levesixas, r servidos rancos mais doces devem estar imatizada. e 20oC.  vez que experimentou. nhos tintos mais leves, como . Nesse caso são vinhos como Bordeaux, Cabernet Sauvignon, Porto Vintage, e outros.

vinho-tinto-encorpado

Dá para perceber que as temperaturas que os vinhos devem ser mantidos e servidos varia muito conforme o tipo de vinho. Por isso, ao escolher a sua adega climatizada, você precisa avaliar quais os tipos de vinho que você costuma comprar. As adegas variam em capacidade de temperatura, por isso a necessidade de se pesquisar. Por exemplo, se você é amante de vinhos brancos e espumantes, com certeza precisará de uma adega que consiga manter os vinhos em temperaturas mais baixas. Mas se você curte um vinho mais encorpado, sua adega não precisará estar sempre com as temperaturas mais baixas.

Mas e se eu gosto de vinhos encorpados e minha esposa de espumante? Claro que o ideal seria você ter duas adegas de 8 garrafas, por exemplo. Uma para vinhos brancos e outra para vinhos tintos. Mas ter duas adegas não é de extrema necessidade. Há adegas que personalizam as temperaturas de cada prateleira. Então você poderá colocar algumas com temperaturas entre 14ºC e 18ºC e guardar os vinhos tintos, enquanto em outras prateleiras você pode manter a temperatura entre 6ºC e 12ºC para seus vinhos brancos.

adega-dual-zone

Agora, mesmo se a adega não possuir essa possibilidade de personalização, há uma dica para manter todos os seus vinhos em sua adega climatizada: disponha os vinhos tintos nas primeiras prateleiras, já que o ar mais quente sempre fica na parte superior do ambiente. Os brancos podem ser armazenados nas prateleiras debaixo, onde há maior concentração de ar frio. E na hora de servir, resfrie-os até a temperatura correta para cada tipo de vinho. Essas dicas são essenciais para um amante de vinhos e com certeza te ajudarão a escolher a adega certa para a sua casa e a manter todos os seus vinhos na temperatura correta.

E já que você está procurando a adega certa para você, vamos te dar mais uma dica! A Eletro Shopping tem uma enorme variedade de adegas climatizadas incríveis que comportam de 16 até 96 garrafas. As melhores marcas também estão lá, como Brastemp, Electrolux e Venax, dentre outras. Na Eletro Shopping você pode dividir em até 10x no cartão de crédito e receber sua adega em casa! Achou que a gente tinha acabado com as dicas? Peraí que vamos fechar com chave de ouro!

A Eletro Shopping irá participar da Black Friday, dia mundial de descontos que esse ano acontecerá no dia 27 de Novembro. E como eles mesmos falam “É preço pra torar!”. Então com certeza as adegas climatizadas estarão com descontos incríveis e você pode escolher a melhor para você! E se você quer saber mais sobre a Black Friday Eletro Shopping!

Posts Relacionados
melhores marcas de guitarra
TOP 5: As melhores marcas de guitarras
por-que-blu-ray-e-melhor-que-dvd
Por que Blu-Ray é melhor que DVD?
10 melhores lojas online de perfumes
Como saber se um perfume é original

Deixe um comentário

Seu comentário

Seu nome*
Seu site