livro anti estresse

Nova tendência antiestresse: Livros de colorir para adultos!

Uma nova categoria de livros ganhou o lugar de mais vendidos do Brasil: Livros de colorir para adultos, ou também conhecidos como livros Anti Estresse. Vamos descobrir mais sobre essa nova tendência?

A prática de colorir ganhou uma nova face em apresentações de requinte em formato de livro. Trazendo ilustrações que não deixam nada por desejar que tomam conta de páginas inteiras, esses livros apresentam desenhos complexos e ricos em detalhes. Essa nova onda traz, além das tradicionais mandalas, desenhos de florestas, brasões, castelos, seres mitológicos, e até cenas sexuais para colorir.

Essa tendência é relativamente recente, e começou em 2013, na França. Quem lançou a série que iniciou a febre foi Johanna Basford, com “Secret Garden”, e como esperado de algo que oferece uma ajuda para esse grande problema da atualidade que é o stress, foi um sucesso na hora.  As obras mais procuradas dessa linha de livros anti estresse são “Jardim Secreto” e “Floresta Encantada”, que são da mesma Johanna Basford.

Mas porque os Livros AntiEstresse se tornaram tão populares?

O tal do colorir não é só para quem é interessado em arte ou em reviver a infância, a grande sacada desses livros é que eles passaram a atender um público ainda maior: adultos estressados. Os livros de colorir para adultos são uma excelente escolha quando a idéia é relaxar e aumentar a concentração.

Os benefícios da prática são diversos, a começar justamente pela diminuição do estresse. A prática também ajuda a desenvolver outras habilidades, tais como atenção, coordenação, percepção visual, dentre outras precisam ser trabalhadas/estimuladas no processo terapêutico.

O mais bacana, é que esses livros incentivam as pessoas a terem um momento somente seu: por um momento, elas conseguem desligar o pensamento das preocupações, e nesse silêncio mental gerado pela concentração, é possível achar a paz interna, e isso faz que o estresse do dia a dia diminua.

Os criadores e leitores desses livros confirmam sentirem melhoras na ansiedade, no humor, na atenção, além da sensação de relaxamento.

E o que a ciência diz sobre os benefícios de colorir?

Afinal, toda essa história tem embasamento científico?

A arte terapia já é uma terapia praticada a muito tempo, e de acordo com especialistas na área de neuropsicologia, ao se concentrar colorindo uma imagem, há alterações nas redes neurais comportamentais do cérebro. A razão disso acontecer é que o nível de adrenalina (neurotransmissor ligado ao estresse e ansiedade) no cérebro é reduzido, causando o relaxamento, e o nível de dopamina (neurotransmissor ligado as emoções e sistema de recompensa) aumenta. Com o aumento da dopamina, sensações como prazer, alegria, disposição, ânimo garantem o bem estar na prática da atividade.

 

Onde encontrar

Agora vamos dar dica de alguns bons títulos de Livros Anti-estresse. Você encontra livros anti estresse para colorir na faixa dos R$20,00 em várias livrarias. Você pode comprar online na loja virtual da Submarino, Livraria da Travessa, Livraria da Folha, Livraria Cultura.

Comprando nessas lojas online, você ainda pode aproveitar os cupons de desconto que oferecemos e pagar ainda mais barato por essa novidade. Para conferir os cupons de desconto ativos, acesse:

Dicas de livros anti-estresse

“Jardim Secreto”
Autor: Johanna Basford
Editora: Sextante

“Floresta Encantada”
Autor: Johanna Basford
Editora: Sextante

“Jardim Encantado”
Autor: Sophie Leblanc
Editora: Alaúde

“Fantasia Celta”
Autor: Michel Solliec
Editora: Alaúde

Posts Relacionados
video game
E3 2015: Jogos que você precisa dar uma conferida

Deixe um comentário

Seu comentário

Seu nome*
Seu site